terça-feira, 13 de agosto de 2013

ESPELHO DAS ARTES: JOVENS DE PERIFERIA RECIFENSE BOMBAM NA INTERNET PARODIANDO SUCESSOS DE BREGA.



Quatro jovens da periferia do Recife fazem sucesso ao parodiar hits do gênero musical mais tocado no estado de Pernambuco, o brega. O primeiro vídeo foi criado em 2011. De lá para cá, totalizam nove. O resultado disso tudo: mais de 120 mil acessos na internet. Eles revelaram, com exclusividade para o SouBrega!, como tudo começou e as dificuldades que enfrentam dia-a-dia para realizar suas atividades.  A partir de agora, você terá a oportunidade de conhecer e se divertir muito com o “Espelho das Artes”!

Quando estão juntos, o bom humor impera.

Para eles, basta uma câmera na mão, alguns adereços e muita criatividade para executar as ideias. Ah... O humor não pode faltar! Por sinal, uma característica que tem de sobra no grupo é a facilidade de arrancar gargalhadas das pessoas com muita originalidade. Renan Calheiros (22), Alcione Alves (24), Weldson Rozendo (22) e Ricardo Thompson (24) se conhecem desde pequenos da vila do Caçote, no bairro de Areias, zona norte recifense.



O ano era 2008. Foi durante um curso de teatro que fizeram na própria comunidade onde residem. Durante as aulas, o professor sempre observava que os jovens tinham a facilidade de lidar com o humor. No final, um projeto experimental foi montado e a comédia era o ponto forte do grupo, o que veio a ser o pontapé inicial para outras atividades em conjunto que surgiriam.

Nos vídeos, Weldson (22) usa o brega para mostrar
a realidade da sua comunidade sem banalizar.
No mesmo ano, começaram a fazer algumas peças e percebiam a aceitação do público. Todas as apresentações eram voltadas para temáticas que levassem algum tipo de conhecimento para seus vizinhos de bairro. “Na verdade, fazíamos as peças com o propósito de levar a informação para quem não tinha acesso ao teatro”, revela Weldson. 

Dois anos depois, num certo dia, quando estavam reunidos, escutaram uma música tocar na casa da vizinha. Prontamente pegaram uma câmera digital – dessas portáteis – juntaram uns figurinos e foram para a rua começar a filmar. Nascia, então, o “filho primogênito” do “Espelho das Artes”, a paródia da música “Viver sem ti”, do Exaltasamba. Eles esperavam apenas 1000 acessos, quando chegaram nos 100 primeiros fizeram a maior festa. Hoje, o vídeo já tem mais de 20 mil acessos no canal Youtube da turma.

A empolgação foi geral e novas ideias foram aparecendo. Banda Calypso, Adele e cenas de novelas foram recriadas. Na época, um grande sucesso do brega, chamado “Primeira Vez”, tocado pela Banda Boa Toda foi o alvo dos meninos. Com muita irreverência, eles gravaram o clipe parodiando a música, que logo bombou na internet. Com pouco mais de seis meses já alcançaram a marca das 40 mil visualizações. Mas, para a tristeza dos atores, o vídeo foi retirado do ar, a pedido do compositor da música, o angolano Anselmo Ralph. Persistentes, eles postaram o mesmo vídeo por duas vezes, que também foi removido. Atualmente o material está no ar e com cerca de 14 mil acessos.

Confira a paródia "Primeira Vez no Carro", o primeiro clipe 
com música de brega criado pelo grupo



Artistas locais como Michelle Melo e Sheldon já elogiaram os trabalhos do “Espelho das Artes”. Um caso relevante que marca a carreira dos artistas aconteceu quando Graça Araújo, renomada jornalista pernambucana, rebateu o comentário de uma pessoa que a criticou negativamente por ela ter assistido e compartilhado em suas redes sociais um dos vídeos do “Espelho das Artes”. A apresentadora postou na sua página oficial do Facebook que tinha aprovado o vídeo e, inclusive, assistido ao lado de sua mãe. Para Weldson, esse foi o maior reconhecimento em sua trajetória nos dias atuais.

Para Renan trabalhar com o brega permite uma visibilidade maior deles. “O retorno é grande quando usamos o brega. Nenhuma criação nossa superou as de brega. Esse tipo de música nos dá praticamente todas as cenas, pois falam de brigas, traições, decepções amorosas, cenas de amor etc. E isso tudo é uma realidade muito vivida onde moramos, talvez essa a aceitação maior de quem ver e admira o que fazemos”, explica o ator que também edita os vídeos.

Com a sua amiga Alcione, Renan brinca mas leva muito a serio as edições dos vídeos do Espelho das Artes

A banda Nova Reação” teve uma de suas músicas parodiadas. O clipe com “Flores que plantei” foi gravado em 2012 e, atualmente, ultrapassa as 25 mil visualizações. O mais recente trabalho com o brega foi a gravação com “Primeiro mês”, música estourada da banda A Favorita. Este último já tem uma qualidade melhor de imagem, pois foi gravado em HD com uma câmera semi profissional, presente que a mãe de Alcione deu ao ver e acreditar no desempenho da filha.

"Primeiro mês" é o trabalho mais atual do "Espelho das Artes", 
uma paródia da música estourada da banda A Favorita.




 O grupo acredita que o segredo é fazer os vídeos dentro da periferia, mas sem vulgarizar nada. Para eles não há competição. Apenas querem que todos possam apreciar seus trabalhos. Eles prezam por um humor em que todos da família possam sentar na frente de uma televisão ou computador, assistir e se divertir muito, pois talentos eles têm de sobra.

Rick Thompson (24) é celebridade onde mora,
no bairro de Areias.
Por falar em talento, os quatro são tidos como celebridades onde moram. Todos do bairro incentivam e ajudam o “Espelho das Artes” como podem, seja emprestando um equipamento, roupa ou cedendo um espaço para que eles possam gravar. O destaque maior vai para Ricardo, ou melhor, Rick, como prefere ser chamado artisticamente. Ele é a estrela de Areias. 

Por onde anda é reconhecido e elogiado. Elogios esses que partem dos próprios colegas. “Rick topa fazer tudo, não nega nada e dá um show de interpretação”, alega Alcione. Mais de 2 mil pessoas do bairro fizeram um mutirão para que eles pudessem se apresentar em programas nacionais, a exemplo o de Eliana, no SBT, que divulga os vídeos mais acessados da internet.


 Como diz o ditado, o “Espelho das Artes se vira nos 30”. Com o que eles têm vão se virando e fazendo a alegria dos que admiram a equipe. Sem investimento, parcerias e patrocinadores, as coisas se tornam mais difíceis e o ritmo do grupo diminui. Para conseguir verbas, cada um tem que exercer outras atividades paralelas. Fazem animações em eventos, shows, participações em espetáculos teatrais e grupos de danças.

Contudo, a rapaziada não pensa em desistir. Um novo vídeo parodiando mais um sucesso do brega pernambucano está sendo gravado. Para fazer surpresa, eles preferiram não revelar qual a banda e música. Quando tiver pronto, no próximo mês, divulgaremos em primeira mão por aqui. Até lá, a opção é nos divertirmos acessando ao canal do “Espelho das Artes” no Youtube.



←  Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários:

  1. Adoro assistir vcs e muito bom !!!

    ResponderExcluir
  2. Morro d rir...qdo tenho oportunidade d ver vídeo d vcs...apresentado ao grupo p weldson! Valeu..sucesso!

    ResponderExcluir