sábado, 16 de março de 2013

BANDA SWING DO AMOR: OITO ANOS DE SUCESSO AO SOM DE MUITO BREGA!




Bem à vontade, no intervalo em um dos ensaios, a banda Swing do Amor recebeu a equipe do SouBrega!, no bairro de Salgadinho, em Olinda, para uma conversa sobre a história de mais de oito anos do grupo. Era 2004, quando Rosy Lima, na época diretora de eventos do Parque Mirabilândia, resolveu criar uma banda para animar a Festa do Estudante. Ela nem imaginava que ali surgiria, de forma despretensiosa, uma história de sucesso.


“De início, foi um pedido da direção do parque que levássemos uma banda. Nem nome tínhamos ainda, mas resolvemos unir as palavras swing, da banda Swing do Pará, e amor, da Frutos do Amor, que estavam estouradas. Depois, surgiu o convite para tocar no programa de Denny Oliveira, na TV Tribuna. Lançamos a música “Alvo Fácil”. A partir dali, a banda se tornou oficial”, conta Rosy, hoje, empresária do grupo.

Ela é mãe de Daniel Barbosa, o vocalista que está à frente da banda desde o início. Ele ficou conhecido quando a música “Romeu e Julieta” estourou nas rádios em dezembro de 2004. “Foi tudo por acaso. Eu tinha deixado a música gravada e viajei para o Ceará, fazendo outros trabalhos, já que a banda não tinha compromissos. Em alguns dias, recebemos o telefonema de um dos integrantes da Swing pedindo para eu voltar correndo porque “Romeu e Julieta” tinha estourado. Foi uma grande surpresa”, revela o cantor.
De lá pra cá, Já se passaram mais de oito anos. Hoje, a banda tem 20 integrantes, são três vocalistas, cinco músicos, seis bailarinos e a produção. 

Ao lado de Daniel, o irmão dele, Danilo Silva, que era guitarrista e se tornou vocalista com a saída do antigo cantor, Paulo. Há cinco anos, quem chegou para dar ainda mais charme e beleza à banda foi a cantora Larissa Mell. “Sempre fui fã da Swing do Amor. Lembro que tinha 14 anos, quando assistia a banda nos programas de TV”, conta Larissa, que considera os companheiros mais do que colegas de trabalho. “Somos uma grande família, brigamos, nos divertimos. Pra gente, não tem tempo ruim. Se algum show for cancelado, não tem problema, nos reunimos, e fazemos nossa própria festa”, brinca Larissa.

Para ela, o amor pelo trabalho e pelo grupo, é o que mantém a Swing de Amor na estrada há tanto tempo. “Temos uma bailarina que mora em Itamaracá, um músico que mora no Cabo de Santo Agostinho. Eles vêm toda semana, várias vezes, para o nosso ensaio em Olinda. Acho que só vou sair da banda um dia, se ela acabar. Não é só um vinculo profissional, a gente é amigo, é companheiro. Rosy é minha segunda mãe”, diz. 
Danilo concorda: “Não somos ligados só no profissional, nos divertimos juntos, compartilhamos momentos bons, ruins”. 

Rosy Lima, empresária e mãe dos cantores Daniel Barbosa e Danilo Silva

Falando em momento ruim, a gravação do último DVD é uma página que ainda está sendo virada. Uma mega estrutura foi montada no Clube Asa Branca, no Cabo de Santo Agostinho, mas a filmagem não correspondeu às expectativas. Por isso, o material não foi lançado. “Eu mesmo, na época de ensaios, quase não dormia. Trabalhava em um shopping às 6h da manhã e ficava até tarde da noite ensaiando com a banda. Era uma correria muito grande para ter um resultado frustrante”, diz Larissa. “Sendo assim, a Swing do Amor, por já ter o nome consolidado, não achou justo apresentar um trabalho com baixa qualidade para seu público, que já segue a banda há um bom tempo”, completa Danilo.

Rosy diz que o investimento foi alto, a previsão era de fazer mais de 10 mil cópias para divulgação. Mas episódios assim servem para que o grupo se una ainda mais e ganhe forças. Tanto que já há novidades quentinhas para este ano. A banda planeja gravar o terceiro DVD na festa de emancipação da cidade de Itapissuma, em maio – o que ainda não está confirmado. Fora isso, o quinto CD já está nos estúdios, sendo preparado. “A outra novidade é a gravação de dois clipes, um com Larissa e Daniel, e o outro com Danilo e Larissa”, finaliza Rosy.

Sucessos da banda jamais foram esquecidos


Qual o segredo para se manter por quase uma década nos palcos pernambucanos, sem deixar de lado a raiz no brega, e arrastando uma legião de fãs? Os integrantes da Swing do Amor sabem a resposta. “O mais difícil não é fazer uma música estourar, é manter o sucesso”, conta Daniel e completa: “Para isso, só trabalhando com muito amor, carinho. Não adianta tentar comprar o sucesso. Quando a música é boa, ela anda só. Nós plantamos o nome da banda e, isso, ninguém tira. Integrantes já receberam propostas, saíram da banda, e, depois, pediram para voltar”, diz.

A Swing do Amor faz uma média de 16 shows por mês, toca principalmente em cidades da Região Metropolitana do Recife. Também fazem eventos em cidades do interior, já participaram de shows em Fernando de Noronha e na Paraíba. Os vocalistas concordam que o brega, hoje, deixou de ser apenas música da periferia, ultrapassou barreiras, “chegou à zona sul”, como dizem, brincando. “Tocamos em casas de show famosas na área nobre do Recife, fazemos festas de formatura, casamentos”, revela Larissa.

Mas a banda tem aqueles fãs fiéis, bregueiros desde o início. Danilo diz que ainda se surpreende quando chega para fazer um show e escuta: “Eu acompanho vocês desde a época de Romeu e Julieta”. As músicas mais antigas, aliás, não podem faltar nos shows. Sucessos como “História de Vida” e “Eterno Amor”. Músicas de outras bandas também fazem parte do repertório: “Ingrata Solidão”, “Diário”, entre outras.

Em oito anos, muitas histórias foram vividas, momentos inesquecíveis para fãs e para os próprios integrantes da banda. Foram letras de músicas que marcaram a vida de muita gente. Para Danilo, a gravação do primeiro DVD, no bairro de Ouro Preto, em Olinda, foi algo especial. “Nós já tínhamos colocado algumas pessoas para substituir Paulo e não deu certo. No final do show, eu entrei para cantar “Historia da Vida”, foi um momento inesquecível”, lembra.

Danilo Silva

Já para Daniel, as lembranças desse dia não são tão boas. “Fui assaltado em um semáforo quando estava indo para o show. Levei coronhada na cabeça, perdi meu celular”, diz. Mas momentos assim ele prefere esquecer. O que não sai da memória é quando a banda tocou para um público superior a 20 mil pessoas, em uma festa de aniversário da rádio Recife, realizado no ano de 2005, no Marco Zero. “Ao subir no palco e ver aquele mar de gente, aquela multidão, fiquei muito surpreso”, diz.

Daniel Barbosa


Larissa lembra da gravação do segundo DVD no Clube Português, no ano que chegou à banda.
“Tenho muito carinho, e ainda hoje, costumo assistir esse vídeo quando estou sozinha em casa”, confidencia. Ela também lembra que, um dia antes, todos nervosos, chegaram a brigar. “No dia do DVD tinha discutido com Daniel e o clima não estava legal até minutos antes de entrar no palco. Mas, conversamos, e tudo ficou bem”, completa. 

Larissa Mell

Com um amor enorme, atraindo muitos “namorados” e “namoradas”, fazendo a trilha sonora de muitos “romeus e julietas”, a Swing do Amor segue na estrada, levando o bom brega para todo o Estado. 

SERVIÇO
Banda Swing do Amor
Contatos: (81) 8602.4741 - falar com Rosy Lima

AGENDA
17 /03 - Boate MKB (Recife)
22/03 - Bar Caboclinho (Recife)
23/03 - Bar Esquenta (Recife)
30/03 - cidades de Araçoiaba e Ipojuca





←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário