sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

CONHEÇA O RAGAMELODY – O RITMO DA PANTERA



Não é de agora que o brega vem se misturando com outros ritmos no intuito de inovar e criar tendências na música pernambucana. Recentemente, vimos surgir o brega-funk, o brega-pop e até o brega progressivo. Agora, imaginem uni-lo ao reggaeton e ao puro melody do norte do país? Essa mistura tem nome e se chama “ragamelody”, o som característico da banda Pantera, estrelada por Dayse Santana (ex-Companhia do Calypso), que promete ganhar o Brasil com a nova identidade musical.

O "ragamelody" da banda Pantera une brega com melody e o reggaeton. Foto: divulação/Rodrigo Cavalcanti 

O reggaeton é um estilo musical nascido nas terras caribenhas e tem influência do reggae, hip hop, salsa e da batida eletrônica. Ele surgiu no Panamá e se popularizou em Porto Rico. No início dos anos 2000, entrou no Brasil pela região norte e se difundiu, principalmente, no Pará, dando, em sequência, o surgimento de novos sons como o calypso. Já o melody é uma música tipicamente paraense existente há mais de 30 anos. Com ela, representantes como Viviane Batidão, ARK, AR15, Fruto Sensual, etc,. conquistaram o público criando vertentes como o tecnomelody, unindo as aparelhagens e tomando conta das festas nas terras do tucupi e tacacá.

Após cinco anos dedicada ao calypso, Dayse Santana lança a Banda Pantera e, com ela, o ritmo ragamelody. Da união do reggaeton, com o melody e o brega recifense, a cantora pretende criar uma identidade sonora para o grupo, sendo essa a característica principal do mesmo durante os shows. Na produção fonográfica, o ritmo se diferencia por ter o toque da guitarra pesado, tornando o som mais dançante que o próprio melody. "Eu quero que quando pensem em ragamelody, pensem logo na Pantera, um som nosso, a nossa marca", afirma a artista.

Dayse Santana pretende propagar o "ragamelody" por todo país. Foto: divulação/Rodrigo Cavalcanti 

Para conhecer e entender mais o "ragamelody", confira o vídeo a seguir durante a participação da Banda Pantera no programa "Tás Aonde", da TV Clube/Record Pernambuco, exibido no último dia 10. O hit "Está difícil" é uma das promessas do grupo nessa nova tendência musical.


←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário