quinta-feira, 27 de novembro de 2014

JUREMA FOX COMPLETA 04 ANOS COM MOTIVOS DE SOBRA PARA COMEMORAR



Drag, cantora, apresentadora, repórter, atriz... Estamos falando de uma personagem bastante prestigiada no meio artístico pernambucano, mais ainda no brega, por ser a primeira drag queen a apresentar o movimento em rede nacional. O nome dela é Jurema Fox, que neste mês de novembro completa mais um ano de atuação e com motivos de sobra para comemorar. Jurema é criação do ator Reyson Santos e, há quatros anos, divide sua carreira artística entre teatros, casa de shows e televisão. Sempre ganhando adeptos por onde passa.

Jurema Fox é a única drag queen a representar o brega no Brasil. Foto: Pedro Portugal/divulgação.

Para homenagear criatura e criador, a equipe do SouBrega! preparou essa matéria especial, relembrando os principais momentos vividos por Reyson e Jurema, desde os primeiros passos da personagem, quando criada para compor o elenco de uma peça teatral, até os dias de hoje, onde brilha nas telinhas da TV pernambucana.

Ator Reyson Santos é o criador da personagem. Foto: divulgação/Facebook.

2010
Tudo começou em novembro de 2010. O ator Reyson Santos já carregava uma experiência de mais de uma década nos palcos. Foi quando surgiu o convite para encenar em uma das peças de maior sucesso do teatro de Pernambuco, “Paloma para matar”. Nela, Jurema, ao lado das “lindas” Dorelha Whinehouse e Natasha Knowles, trama para impedir que o seu filho Gabriel se case com a dondoca Paloma Gaga. De lá para cá, Jurema Fox atuou em outros espetáculos de comédia como "Menopausa Conjugal" e "As Criadas Mal Criadas", sempre com a presença de uma plateia massiva durante as temporadas.

Jurema Fox  e parte do elenco da peça "As criadas mal criadas". Foto: divulgação.

2011
Jurema resolve cantar. Fissurada pela cultura popular, principalmente pelo brega, a personagem decidiu investir na carreira de cantora. Sua estreia foi como MC. Gravou seu primeiro CD, intitulado de “Jurema Fox: a novinha”. Durante os espetáculos da Trupe do Barulho e nos seus shows, chegou a vender cerca de 10 mil cópias do álbum. Em três anos, sendo a primeira drag queen a cantar brega no Brasil, ela já realizou inúmeras parcerias musicais com artistas locais, gravando clipes com alguns deles, a exemplo da Michelle Melo, tida como diva do movimento brega no Recife.



2012 / 2013
Jurema Fox amplia monta sua própria banda, expandindo suas apresentações para as melhores casas de eventos recifenses. A drag também se destacou durante os períodos carnavalescos, sendo convidada a apresentar por dois anos seguidos a maior prévia carnavalesca da cidade, o Baile Municipal do Recife, no Chevrolet Hall. Além disso, a artista levou seu show com a sua “banda ostentação” para mais de 15 mil foliões no tradicional carnaval multicultural da capital pernambucana.

Jurema Fox sempre diva no carnaval pernambucano. Foto: Thiago Britto/divulgação

2013
Esse foi o ano de reconhecimento e aparição da Jurema Fox na mídia nacional. Matando de orgulho seus conterrâneos, a querida drag foi destaque no programa “Navegador”, da Globo News. Nele, a personagem apresentou para todo o país o que ela chama de brega progressivo, explorando a ostentação no estilo musical mais apreciado no estado.

A drag queen pernambucana apresentou para o Brasil o estilo brega progressivo. Foto: Produtora ZRG/divulgação.

Em dezembro passado, no dia 1º, Jurema fez uma participação triunfal no programa global “Esquenta”. E ela foi com tudo, como diz a apresentadora Regina Casé. Levou para o Rio de Janeiro o brega-funk da periferia pernambucana, contagiando todos os convidados presentes no dia, inclusive a cantora baiana Preta Gil, que não parou de dançar o hit “Recalcada” ao lado da personagem. 

Reveja a participação da Jurema Fox no Esquenta


No mesmo mês, ao lado de Michelle Melo e Sheldon, Jurema participou de uma reportagem para o programa “Encontro com Fátima Bernardes”.

Jurema com Sheldon e Michelle Melo gravando para o programa Encontro com Fátima Bernardes. Foto: divulgação.

2014
Com uma agenda badaladíssima, entre shows e apresentações teatrais, Jurema Fox se consolidou com uma das personalidades mais queridas do movimento artístico pernambucano. Voltou com mais uma temporada da peça “As criadas mal criadas”, lançou músicas, destacou-se mais uma vez no carnaval recifense, ganhou mais fãs.

Jurema na periferia gravando para  Câmera Record. Foto: divulgação.

No último mês de setembro, uma das representantes do público LGBT no movimento brega contou a sua história para outro programa nacional, o Câmera Record, da Rede Record. A equipe de televisão invadiu a casa do ator Reyson Santos, acompanhou a montagem da drag, a gravação do seu novo videoclipe e deu uma volta com ela pelas comunidades do Recife, mostrando a popularidade e prestígio que Jurema tem perante seu público.

Mais um clique da Jurema para o Câmera Record. Foto: divulgação.

Recentemente, Jurema Fox recebeu o convite para comandar um quadro no programa “Agora é a hora”, apresentado diariamente pelo jornalista Flávio Barra, na TV Clube/Record Pernambuco. Nele, a drag divulga a agenda cultural da cidade, participa de badalados eventos e entrevista artistas locais e nacionais com todo seu charme e irreverência, o que vem agradando (e muito) aos telespectadores da televisão pernambucana. E é por esses e outros, que a diva do brega-funk completa quatro anos com motivos de sobra para comemorar!

Jurema Fox entrevistando o grupo Molejo. Foto: divulgação/Instagram






←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário